Pular para o conteúdo

Testando Nubank – O cartão de crédito sem taxas e totalmente controlado via aplicativo

Olá,

Vou tentar resumir aqui um pouco da experiência que estou tendo com a Nubank, que se intitula “A nova geração de serviços financeiros no Brasil”.

Este cartão de crédito me chamou mais atenção pelo fato de ser totalmente gerenciado pelo aplicativo (iOS ou Android) do que por não cobrar anuidade (ainda mais sendo da categoria platinum), taxa de overlimit, saque e futuramente pagamento de contas, por isso resolvi pedir um para mim. A taxa de crédito rotativo também é menor, por exemplo, em janeiro/2015 é de 7,75% ao mês, no Bradesco é de 9,50% ao mês diferença de 1,75%.

De posse de um convite, o processo de “abertura da solicitação do cartão” é muito simples e desburocratizado. Seguindo passo-a-passo as instruções do aplicativo você vai precisar apenas digitar alguns dados, tirar uma selfie e fotos de alguns documentos. O mais interessante é que no fim você assina a solicitação com o dedo na tela do smartphone.

O cartão chegou numa embalagem simples, tinha apenas o cartão na bandeira MasterCard e um folheto com dados de contato no verso. Isso é um grande diferencial, como é tudo digital, não tem que gastar com papel, recentemente abri conta num grande banco do Brasil e precisei assinar umas 15 folhas de papel. A fatura também é digital e fica para consulta no app e no site.

Na primeira tentativa de desbloquear, o aplicativo ficou pensando bastante e ocorreu um erro abaixo. Mas na segunda tentativa que fiz logo em seguida foi rápido e com sucesso.

Erro ao desbloquear

Erro ao desbloquear na 1ª tentativa

 

Após o desbloqueio foi apresentada a tela principal (timeline) do aplicativo:

Timeline

Timeline

Você pode conferir na timeline todas suas atividades com o cartão, o nome da loja, a data e hora da compra, se foi compra online ou com digitação de senha.

Compras

Compras

Ao fazer uma compra você recebe quase que instantaneamente uma notificação no celular (algumas vezes demorou um pouco mas dever ser por causa do 3G lento ou inexistente), abrindo o app você consulta o valor da próxima fatura, data do fechamento e do limite disponível atualizados.

Aviso de compra

Aviso de compra

E com o celular na mão o aplicativo aproveita para capturar o posicionamento GPS do lugar que você fez a compra. Pelo menos no iPhone eu notei que eu tenho que abri o app no momento que recebo a notificação senão o local não fica gravado, ou se demorar um pouco e sair caminhando por aí ele pode pegar a posição errada.

Detalhes da compra

Detalhes da compra

Além de informações de data e hora da compra, é possível colocar tags, reportar algum problema do tipo “eu não fiz essa compra” e alterar o nome do estabelecimento. No caso de compras internacionais, o app mostra a cotação e o IOF separadamente. No momento da compra abaixo eu verifiquei que o dólar turismo estava em R$2,80 e o comercial R$2,61, eles usaram um pouquinho a mais que a média desses dois valores. Mas esse valor pode mudar porque no dia do vencimento da fatura é feita a correção para mais ou para menos.

IOF e Dólar

 

O app ainda conta com funcionalidades de exportar as compras em CSV, acesso via touch ID (iPhone) e colocar o vencimento da fatura no calendário.

Se você perder o celular é possível pelo site consultar as compras, limites, bloquear o cartão, taguear compras, etc.

Para você ter o seu precisa pedir o convite pelo site, demora um pouco pois depende de avaliação. No meu caso eu pedi o convite em 18/12/2014 e chegou em 29/12/2014. Se tiver algum amigo com o cartão que tem convite vai um pouco mais rápido.

O cartão chegou dia 15/01 mesmo com o problema na confecção dos cartões, eles foram pró-ativos em avisar do problema.

Enfim, a experiência vem sendo muito positiva, gostei da ideia de ter um app aliado ao cartão. A empresa vem se mostrando preocupada em sempre melhorar os serviços com atualização constante do site e do aplicativo. O atendimento via e-mail costuma demorar um dia para responder e eles ainda tem atendimento via chat e 0800.

Uma funcionalidade que sinto falta no aplicativo é um somador baseado nas tags, imagina pegar todas as compras com a tag #almoço e ter o somatório por semana ou mês, no site isso é possível. Para alguns ainda falta um programa de milhagem, para mim não faz diferença.

==# UPDATE #==

Hoje fiz uma compra que a máquina recusou (não sei porque) e logo em seguida passei de novo em outra máquina e passou, no aplicativo ficou registrado as duas compras sendo um cancelada. Achei muita transparência!

Compra cancelada

==# UPDATE #==

Agora o cartão emitido é da modalidade GOLD e não mais Platinum.

19 comentários em “Testando Nubank – O cartão de crédito sem taxas e totalmente controlado via aplicativo”

  1. Não existe cartão melhor atualmente, uso há cerca de 2 meses e só tenho elogios, espero que a empresa se fortalece, traga novos serviços e funcionalidades ao APP, mas que tenham também clientes adimplentes e promissores.. Seria uma pena um serviço tão bom quanto este, um dia, acabar do nada..
    A comunicação deles é nota 10! nada de “lero lero” ou frase pré pronta, você realmente percebe que esta falando com alguém igual você, que usa gírias, abreviações etc… Até agora minha nota para o Nubank é 9! para ficar 10, só falta dar para pagar contas! 🙂 🙂

    []’s

  2. Comecei a utilizar ontem esse cartão (10/08/15) é muito bom pelo menos a primeira experiência em sua utilização, vendo na matéria não tem a função de pagamento de faturas, na data de hoje isso já é possível e ainda dizem que não tem custo para pagar fatura pelo cartão, não testei ainda essa função e também não testei o saque. Dizem que não tem custo para esses serviços. Outro serviço também que é oferecido, realizando cadastro no Mastercard platinum acumula pontos, testei e realmente funciona (estou com 15 pontos).
    O que posso falar é que o aplicativo cartão é show….

  3. Muito bom, aprovadissimo estou usando há duas semanas. Pratico rapido sem burocracia.
    suporte muito eficiente e olha que nem saiu APP p/ Windows Phone, espero que fique pronto logo p/ usar no meu Smartphone.
    Recomendo.

  4. Esse cartão é o melhor do mundo todas as pessoas que tem so fala elogios,graças a deus fui aprovado de uma maneira infalível, com convites tradicionais fui negado mas descobri outra maneira infalivel o meu foi aprovado na hora e de minha namorada e minha irmã ..

    1. O boleto é emitido pelo banco Safra, mas sendo sem vinculo pode ser gerado o boleto por qualquer outro banco, depende da estrategia da empresa em ter definido o banco Safra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *