Olá,
Quando for a Europa fique atento se a loja não oferece opção de TAX REFUND (devolução de imposto), quando isso é possível você recebe uma porcentagem do valor pago de volta. Em geral, para roupas, eletrônicos e brinquedos eles devolvem algo em torno de 10%. Não é possível pedir a devolução de imposto para serviços, como hotel, táxi e etc.. Faça o procedimento abaixo no último país europeu que visitar, estou usando o aeroporto de Frankfurt pois foi de lá que voltei para o Brasil.
Quando chegar no aeroporto, vá para o checkin da companhia aérea despachar as malas e receber a etiqueta na mala e fale que você precisa da mala que tem os produtos para pedir a devolução de impostos. Pegue a mala com a etiqueta e vá para a fila da Alfândega chamado de Zoll ao lado do balcão da ANA, quando chegar lá o atendente pode pedir para você abrir a mala e mostrar os produtos, depois ele carimba os formulários e pede para você por as malas em um carrinho que fica uns 2 metros de distância, não se preocupe que suas malas não serão perdidas.
Com os formulários carimbados vá para a fila da Global Blue que fica ao lado para receber o dinheiro de volta. Eles cobram €3 por formulário para devolver em dinheiro, é melhor pedir a devolução no cartão. Em 3 dias úteis o crédito já aparecia no meu extrato.
Para produtos que estão na bagagem de mão deve-se fazer o procedimento após passar a verificação de passaporte e raio-x.
Chegue umas 2 horas antes do normal para fazer esse procedimento, pois geralmente tem fila e no meu caso tinha muito chinês com muitos formulários para processar. Perdi por volta de 1:30h, mas vale a pena.
O mapa abaixo mostra onde ficam os dois Zoll e o caixa da Global Blue (tax refund counter) no terminal 1, onde fica o checkin da TAM.
Se você vai voltar do aeroporto Heathrow de Londres veja a localização aqui
até mais,
oi, vi o que vc falou sobre criar um webservice sem axis, sem tomcat…
eu estou iniciando nesse mundo do webservice.
uso java e tomcat (e apache).
eu pensei e aprender a fazer um webservice sem axis. nao tem um texto seu que ensina a fazer tudo “na unha”?